80,3% já usaram álcool na vida
39,6% usaram no mês anterior à pesquisa
Estamos falando de adolescentes, jovens entre 13 e 18 anos da cidade de São Paulo. A pesquisa foi feita pelo Cebrid (Centro de informações sobre drogas psicotrópicas) da Unifesp em 2008, ou seja, os dados que chegam até nós já estão defasados, a coisa deve estar bem pior hoje.
É claro que outras drogas legais e ilegais foram alvo da pesquisa, no entanto, o álcool é normalmente a porta de entrada para substâncias mais fortes. Diante disso o que me deixa preocupado e ao mesmo tempo indignado é como tratamos o álcool como algo natural, normal, sem nenhum problema.
A pesquisa mostrou que 46% receberam a primeira dose de pais ou parentes próximos.
Os pais não tem noção, ou não querem ter, de que estão abrindo a porta para que seus filhos cedam mais facilmente às pressões na escola pelo cigarro e outras drogas ilícitas.
Conheço diversas famílias que não veem problema algum na champagne do natal, ou a cerveja do churrasco do final de semana. O grande argumento é que a Palavra não proíbe que se tome um gole ou até mesmo um copo.
Esquece-se que apesar de o pecado estar na embriaguêz (Ef 5.18), existe um caminho até lá e o primeiro passo normalmente é dado com concentimento dos pais.
A Palavra é clara, cuidado:
"Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada. Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas. Você será como quem dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro. E dirá: "Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez? "
Provérbios 23.30-35
Razões pelas quais um adolescente não deve beber:
- A Bíblia aconselha cuidado com o pouco ordena abster-se do muito. Por que duvidar deste conselho?
- Um adolescente ainda está em formação física, espiritual, emocional e social, de forma que é muito mais propênso ao vício que um adulto;
- É melhor matar o “leão" enquanto é filhote, depois que crescer fica complicado;
- Pesquise onde quiser e verá que poucos conseguem livrar-se do vício, e mesmo quando o fasem ficam a vida toda na luta para não cair. É melhor nunca entrar do que entrar e não conseguir sair;
- Eu sei que você acha que não vai se viciar nem se embriagar, 100% dos viciados pensava como você.
(dados da reportagem da Folha de 8/6/10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário