Fazemos parte da Segunda Igreja Batista em Cabedelo/Pb, situada no bairro, Jardim Manguinhos em frente a Estação de trem.
Horários de cultos:

- Terça: departamentos 19:30h

- Quarta: Culto de oração 19:30h

- Quinta: Reunião da União de adolescentes 19:30h

- Sabado: Culto da UNIJOVEM 19:00h

- Domingo: EBD 09h e Culto de adoração 18h

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Jogando fora o lixo!

HÁ TEMPO DE GUARDAR E TEMPO DE JOGAR FORA
(Eclesiastes 3.6 b)
Existem pessoas que têm o hábito de guardar o que deveria ser eliminado há muito tempo.
Chega um momento em que certas coisas começam a sobrar em nossa vida, então o que temos a fazer é separar o que é realmente importante, daquilo que é lixo.
Em se tratando de “lixo espiritual ou emocional” a coisa é muito mais séria. Esse tipo de lixo esfria a fé, nos afasta de Deus, atrai o pecado, traz o mau hábito, muda o comportamento, altera nossa personalidade, mancha nossa moral, distancia os bons amigos, separa irmãos, leva o rancor para dentro dos relacionamentos familiares.
Mas o que devemos guardar?
Em Filipenses 4.8 encontramos a resposta. Devemos guardar tudo o que é: verdadeiro (a mentira não pode controlar nossa mente e coração), respeitável e justo (ou seja, tudo o que é digno de respeito e correto), puro (pureza moral, de coração), amável (belo, atraente), de boa fama (o que é digno de ser comentado, compartilhado), e finalmente tudo o que tem virtude e louvor (se tem virtude servirá de motivação para nos aperfeiçoar; e se tem louvor, é digno de ser recomendado a outros).
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (LC 6:45)

"Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu." (RM 1:21)
O que devemos jogar fora?
A mágoa, ressentimento, ódio, dúvidas, maledicências, fofoca, calúnia, contendas, orgulho, preguiça, inveja, dureza de coração, incredulidade...
"Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu." (RM 1:21)
Enfim, tudo o que é desprezível, contrário à vontade de Deus estabelecida em Sua Palavra, tudo o que é lixo, impróprio e indevido. Nada disto pode ter lugar em nossa vida Comunitária e familiar.
O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (TG 1:8)
Sejamos sinceros: como temos dificuldade de jogar fora, de desfazermos dessas coisas nocivas à fé, à saúde e relacionamentos... Porém precisamos entender, que duas coisas antagônicas entre si não podem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo lugar. Ou a sujeira expulsa a limpeza, ou vice-versa.

ILUSTRAÇÃO:

* Certo dia um discípulo chegou para o seu mestre e perguntou: - Mestre, por que devemos ler constantemente a Bíblia se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo tudo que lemos? Somos obrigados a constantemente ler de novo o que já esquecemos. O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo: -Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui. O discípulo olhou pra o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto sujo, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada. O mestre perguntou: - Então, meu filho, o que você aprendeu? O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente: -Aprendi que cesto de junco não segura água. O mestre ordenou que repetisse o processo de novo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou: - Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu? O discípulo novamente respondeu com sarcasmo: - Que cesto furado não segura água. O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo: - Então meu filho, o que você aprendeu? O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado: - O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo. O mestre, por fim, concluiu: - Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê o que importa na verdade, é que através deste processo maravilhoso a sua mente e a sua vida ficam limpas, diante do poder da palavra, porque a FÉ vem pelo ouvir, e ao ouvir praticar, tendo como resultado um milagre DIVINO em sua vida, tornando-o a imagem e semelhança de CRISTO!

Antigamente nós guardávamos mágoas, ressentimentos, ódio, avareza, ganância e outros tipos de quinquilharias que para nada serviam. Essas bugigangas espirituais tiram nossa paz, nossa fé, nossa alegria e impedem que experimentemos a plenitude das bênçãos do Senhor.

CONSEQUÊNCIAS DA CASA LIMPA E PURA:
Com a nossa casa espiritual limpa, poderemos decorá-la com amor, compreensão, louvor ao Salvador, alegria e felicidade.

"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (1PE 1:22)

A nossa casa ficará mais perfumada e aconchegante. Todos terão prazer em entrar e certamente ficarão admirados com a transformação encontrada.

Fechando as Portas - Neemias-04.01

Falamos da importância de erguer os muros para a cidade, e também vimos a importância de se estabelecer muros que cerquem nossa vida espiritual, hoje porém vamos ver que não foram somente os muros que foram estabelecidos.
A primeira medida foi...
1. Para poder erguer os muros foi preciso tirar os escombros (lixos), e encontrar os alicerces antigos (Ne. 4:10).
-O que havia caído eram os muros não o alicerce, e como vimos então muitos entulhos ficaram pelo chão, o primeiro trabalho a se fazer era tirar o lixo que cobria o alicerce, isso não foi tarefa fácil, diz o texto que os homens ficaram exaustos, chegaram até a desanimar dizendo: “nunca iremos conseguir reconstruir os muros pois existe muito lixo pesado sobre o alicerce”.
  • Remover lixo não é uma tarefa fácil nem gostosa de se fazer, mas para se reconstruir alguma coisa é preciso tirar o lixo, não se faz uma construção sobre um monte de entulhos.
  • "Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor." (2TM 2:22)
  • CONCLUSÃO
    Talvez você está aqui hoje dizendo puxa, um dia os muros da minha vida espiritual foram para baixo, os inimigos então entraram na vida espiritual que estava sem proteção, e o pecado teve liberdade e em minha vida e muito lixo foi acumulado.
  • Talvez você esteja pensando “acho que nem sou um crente”.
  • Não se deixe levar pelas armadilhas de Satanás pois ele quer que você dê sua vida por perdida.
  • Ele quer te desmotivar como fez com o povo de Israel, veja as palavras de Jesus em (João 13:10), se você sujou a sua vida com pecado você só precisa reconhecer, se arrepender e receber a Jesus Cristo como seu salvador pessoal.
  • Encontre novamente o fundamento da sua fé. Jesus afirma em Apocalipse: Lembra-te de onde caíste arrepende-te e volta à prática as primeiras coisas! (Ap. 2:5).
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor." (2TM 2:22)

"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo." (HB 3:12)

4 comentários:

  1. É fato... Muita coisa em nossas vidas precisam ser mudadas. Acabei de escrever uma postagem no meu blog falando sobre mudança e ao abrir o blog do Investindo em Vidas. O que vejo? Uma apostagem falando justamente sobre isso. Parece conscidência, mas é só Deus confirmado o que Ele quer de mim. Preciso reciclar alguns conceitos sobre tudo.
    Deus abençoe o ministério Investindo em vidas, pois apesar das críticas nunca deixará de ser uma ferramenta usada por Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas precisam retirar o lixo "espiritual" que existem dentro delas, não é bom esse hábito de guardar coisas ruins!
    Comecemos hoje a fazer uma limpeza em nossas vidas...
    Deus te abençooe Kakal, você é uma benção :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, todos nós temos muitos lixos acumulados no coração: Magoas, ressentimentos, falta de perdão, incredulidade, mentiras. Tudo isso nos afasta de Deus.

      Excluir
  3. Esse lixo, refere-se aquilo que guardamos em nosso coração e mente que só trazem prejuízo espiritual, emocional e social a nossa vida. Guardar o lixo atrasa e atrapalha a nossa relação com Deus e com seu filho Jesus Cristo, e nos afasta de sua presença. Deus é santo, importa que seus servos também sejam santos e não se contaminem com o lixo. Por isso, se permanecermos guardando o lixo que deveríamos ter lançado fora, não iremos desfrutar das abundantes bênçãos de Deus. Que são por Exemplo:
    - Ver a salvação dos nossos familiares e amigos,
    - Ser instrumento nas mãos de Deus,
    - Desfrutas das bênçãos espirituais e materiais,
    - Ser próspero,
    - Ter comunhão e paz com ele, etc.
    Então, se você tem guardado algum lixo (decepção, inveja, ira, ódio, pensamentos indesejáveis que é pecado) em sua vida, se desfaça dele urgentemente e verás o poder de Deus ser derramado em tua vida e em tua casa. Se creres, verás a glória de Deus!

    Lugar de lixo é no lixo!
    Fiquem na paz de Cristo.

    ResponderExcluir